Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Universidade de Aveiro: Alojamento de alunos em casas de seniores arranca em Setembro

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Universidade de Aveiro: Alojamento de alunos em casas de seniores arranca em Setembro

O programa “Proximus”, um projecto que visa colocar alunos da Universidade de Aveiro (UA) a morar em casa de cidadãos seniores em troca de companhia e apoio em pequenas tarefas, deverá arrancar em Setembro, no início do próximo ano lectivo.

Segundo o administrador dos Serviços de Acção Social da UA, a experiência irá iniciar-se nas freguesias da Vera Cruz, Glória e Esgueira, no concelho de Aveiro, e ainda em Águeda e Oliveira de Azeméis.

Em entrevista ao UniverCidade, jornal da Associação Académica da UA (AAUAv), Hélder Castanheira diz que o objectivo é “integrar alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos na comunidade através da possibilidade de coabitação com famílias de idosos”.

Os estudantes e as famílias de acolhimento serão objecto de uma “selecção criteriosa”. Os jovens ficarão alojados sem custos ou pagando rendas simbólicas a troco de “algumas tarefas” em benefício dos seniores, como deslocações ao supermercado, à farmácia, ao centro de saúde, à junta de freguesia, esclareceu o administrador.

De acordo com o responsável, o programa “Proximus” conheceu “alguns desenvolvimentos” no ano transacto, mas a realização de eleições nas autarquias e na AAUAv implicou o adiamento do seu arranque.

Fonte: Diário de Aveiro

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.