Associação Portuguesa de Psicogerontologia

SABER ENVELHECER HOJE… – “ARTE e o Envelhecimento”

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

SABER ENVELHECER HOJE… – “ARTE e o Envelhecimento”

“ARTE e o Envelhecimento”

O “Envelhecimento com Movimento” foi o tema da 7ª sessão das Jornadas “Saber Envelhecer Hoje…”, que teve lugar no espaço exterior da ARIFA, no passado dia 27 de Maio.
A sessão teve início com as boas vindas dadas por um elemento da equipa do projeto, Dr.ª Margarida Briosa – Diretora de Serviços, seguido da participação especial da Vereadora da Câmara Municipal Seixal, Corália Loureiro.
De seguida teve lugar a apresentação da Dr.ª Isabel Costa, Diretora do Departamento do Desporto da Câmara Municipal Seixal, que tomou o seu lugar na mesa como moderadora.
A Moderadora apresentou os preletores da mesa, dando a palavra a cada uma das convidadas.
O painel iniciou-se com a apresentação da Dr.ª Cristina Trafaria, Técnica Superior na Divisão de Atividades Desportivas da Câmara Municipal Seixal, com a intervenção intitulada “Mente Sã, Corpo São”, onde dinamizou alguns exercícios práticos, aplicados à rotina diária e salientou a importância da prática desportiva para um envelhecimento ativo.
A Dr.ª Rita Capelinha, Fisioterapeuta na ARIFA, iniciou a sua intervenção intitulada “Exercício para a Saúde”, referindo quais as perdas mais significativas ao longo do envelhecimento e de que forma as poderemos prevenir.
A Atleta Veterana Joaquina Flores, recordista do mundo ao nível de Atletismo, foi sempre uma mulher ativa. Aos 65 anos deixou de exercer a função de agente comercial, mas a reforma não a assustou. Além da paixão pela corrida, que nunca a deixou sem nada que fazer, trata dos netos e, como em tudo, a sua dedicação é total. ?Sabe que a corrida a mantém viva e não se cansa de fazer este apelo pelo país fora, em colóquios e conferências, para tentar passar a mensagem dos benefícios desta atividade.
Numa segunda parte, iniciaram-se os workshops com a Associação CRIVA – Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, que fez uma pequena coreografia de exercícios, que promovem a flexibilidade e a coordenação motora, com um grupo de idosos da Associação, orientados pela Técnica de Animação Sociocultural, Dr.ª Gina Costa.
De seguida contamos com a colaboração da Dr.ª Carla do Espaço Inyoga, a qual nos deu a conhecer os benefícios da prática do yoga, destacando em especial a necessidade de fazer uma correta respiração, exemplificando com alguns exercícios. Referiu ainda que o yoga promove a flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
A professora Maria Clara Pinheiro, realizou uma breve aula de ginástica na qual foi possível trabalhar os vários grupos musculares, salientando que em qualquer idade podemos ser ativos, mesmo tendo em conta as limitações de cada um. Este segundo momento terminou com a atuação – “ Viva a Dança viva…” – da AURPI da Torre da Marinha, que abrilhantou com um entusiástico espetáculo de danças sevilhanas.
No final, o Sr. Fernando Sousa, Presidente da ARIFA encerrou a sessão, convidando todos os presentes para o tradicional e simpático beberete.
Este projeto encontra-se no fim do seu ciclo, e ao longo destes meses vários foram os temas abordados. A primeira sessão realizada em novembro contou com a colaboração das várias entidades oficiais, em especial contou-se com a presença da Dr.ª Joaquina Madeira, Presidente do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.
As temáticas abordadas foram diversas e pertinentes para a promoção de um envelhecimento ativo. De entre elas destacam-se Envelhecer com a Dor, Envelhecimento e Valorização Pessoal, Envelhecimento e os Cinco Sentidos, Depressão e o Sono no Envelhecimento assim como, a importância da sexualidade no envelhecimento, na qual se enfatizou o valor dos sentimentos, afetos e caricias.
Considera-se assim que foram atingidos os objetivos destas Jornadas, e que se conseguiu sensibilizar a comunidade para a temática do envelhecimento ativo. Contámos com a presença recorrente de vários participantes, o que se traduz numa adesão significativa por parte da comunidade.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.