Associação Portuguesa de Psicogerontologia

INFEÇÃO AGUDA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS RECOMENDAÇÕES 2022-23 – DGS

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

INFEÇÃO AGUDA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS RECOMENDAÇÕES 2022-23 – DGS

INFEÇÃO AGUDA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS RECOMENDAÇÕES 2022-23

PESSOAS COM SINTOMAS DE INFEÇÃO AGUDA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS1 2022-23

Os documentos “Infeção Aguda das Vias Respiratórias – Recomendações 2022-23” e “Pessoas com Sintomas de Infeção Aguda das Vias Respiratórias” são agora republicados, com alterações que melhoram a clareza da sua leitura.

O primeiro documento define quatro grupos de recomendações para a época de outono-inverno, que passam pela vacinação, pelas medidas de higiene e etiqueta respiratória, medidas de proteção em contexto de risco de exposição, como sejam aglomerados populacionais ou contacto próximo com pessoas com infeção respiratória e, por último, em caso de haver de sintomas de infeções respiratórias.

Estas recomendações são particularmente relevantes para a prevenção de doença em determinados grupos de risco, uma vez que a doença pode evoluir para doença grave, e em pessoas que contactam com pessoas de maior risco.

Apesar de, atualmente, a situação epidemiológica relacionada com as infeções respiratórias em Portugal revelar estabilidade ou um ligeiro crescimento, importa realçar a necessidade de manter as medidas de prevenção e controlo de infeção, para acautelar possível agravamento da situação epidemiológica.

A publicação destas recomendações tem como objetivo recordar os sintomas e as principais medidas que devemos adotar no dia a dia, prevenindo a transmissão de infeções das vias respiratórias, incluindo a COVID- 19.

o documento relativo a pessoas que têm sintomas de Infeção respiratória, ou teste positivo para a COVID-19, recorda um conjunto de medidas de precaução para com outras pessoas, em particular as pessoas mais vulneráveis.

Estas recomendações abrangem adultos e crianças com COVID-19 e outras infeções, ou que tenham sido contactos próximos de outras pessoas doentes, procurando contribuir para facilitar a navegação no sistema de saúde e prevenir a transmissão de infeção no local de trabalho ou na habitação.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.