APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

HABITAÇÃO SEGURA – FOLHETO – Grupo de Ação APP HABITAT

HabitAÇÃO Segura

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) divulgou no dia 10 de junho – Dia de Portugal, o folheto intitulado

HabitAÇÃO Segura

que resulta de um trabalho desenvolvido pelo Grupo de Ação – GAAPP Habitat desta Associação.  

Este folheto procura ser um documento orientador de consulta simples, com um conjunto de recomendações relativas a cada uma das divisões da casa e outros espaços habitacionais, ficando as pessoas idosas a saber o que podem fazer para tornar a habitação mais segura e funcional, evitando as quedas e outros acidentes domésticos. 

Durante a produção deste folheto foram sistematizadas, analisadas e discutidas informações relativas à segurança das pessoas idosas na habitação, tendo-se para o efeito efetuado diversas consultas a Teses na área da Arquitetura/Design/Engenharia, publicações e sites de entidades públicas e privadas e de diversas Instituições, nomeadamente: Direção-Geral da Saúde, Ministério da Saúde, Cáritas Diocesana de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Nacional contra a Osteoporose, União das Misericórdias Portuguesas, Direção Regional da Solidariedade Social, Alzheimer Portugal, Fundação Champalimaud, Câmara Municipal de Lisboa, Residências Montepio, Fundação Mapfre, GEBALIS (Projeto Life) e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Projeto RADAR).   

A Direção da APP incentivou e apoiou, desde sempre, esta iniciativa, procurando que este contributo possa trazer maior segurança, bem-estar e qualidade de vida às pessoas idosas, seus familiares e instituições que apoiam e cuidam dos mais vulneráveis. 

Uma palavra de reconhecimento pelo valioso trabalho de revisão efetuado pela Dra. Maria José Carrilho e pelo Dr. Miguel Telo de Arriaga. 

Agradece-se ainda a informação disponibilizada pela Associação Passo Positivo.

O nosso agradecimento muito especial à Cáritas Portuguesa, na pessoa da sua Presidente, Dra. Rita Valadas, por ser nossa entidade parceira.   

A APP reconhece o empenho, rigor e dedicação do GAAPP Habitatcomposto pelo Dr. Bruno Rebelo, pela Dra. Rute Frade e Dra. Sandra Picoto, dirigindo-lhe uma palavra de agradecimento.

Vanda Lourenço

Coordenadora do GAAPP HABITAT- Grupo de Ação APP Habitat

Secretária-Geral da APP