Associação Portuguesa de Psicogerontologia

FORMAÇÃO PARA AUXILIARES DE GERIATRIA “CUIDAR DE QUEM CUIDA”, EM FEVEREIRO

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

FORMAÇÃO PARA AUXILIARES DE GERIATRIA “CUIDAR DE QUEM CUIDA”, EM FEVEREIRO

A mostrar CUIDAR.png

O projeto “Eu Consigo”, em parceria com o Centro Comunitário da Paróquia da Parede, convida-o a participar no Programa de formação: “Cuidar de quem cuida”desenvolvido por terapeutas ocupacionais e psicólogos para reduzir o absentismo e aumentar a qualidade de vida dos auxiliares de geriatria.

1.     Apresentação

A formação “Cuidar de quem cuida” destina-se a auxiliares de geriatria que trabalham em contexto de serviço de apoio domiciliário, lar ou centro de dia.

Transformar o trabalho destes profissionais num desafio mais interessante, recompensador e fácil de gerir é o principal objetivo deste programa de formação desenvolvido por terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Com esta formação pretende-se desenvolver significativamente o conhecimento sobre como lidar com o utente idoso e, simultaneamente, diminuir os níveis de cansaço e os riscos associados à profissão de auxiliar de geriatria.

O resultado é um conjunto de sessões que contribuem para tornar mais exequível um trabalho pesado e desgastante, quer física quer emocionalmente, contrariando a tendência para a alta rotatividade destes funcionários.

 

2.     Objetivos:

  • Dotar o funcionário de estratégias para se proteger do desgaste causado pelo trabalho num lar de idosos, residência sénior, serviço de apoio domiciliário ou centro de dia;
  • Transmitir a importância da ocupação e sensibilizar para pequenos gestos que podem contribuir para tornar mais saudáveis e felizes os dias das pessoas ao cuidado;
  • Explicar a importância da capacitação, estimulando a participação da pessoa ao cuidado nas mais diversas atividades, fazendo tanto quanto possa;
  • Ajudar a compreender os estados mentais das pessoas idosas e em particular de pessoas com condições de saúde crónicas ou demências;
  • Ensinar a lidar com constrangimentos e facilitar a comunicação com o idoso;
  • Ajudar a desenvolver habilidades e qualidades, nomeadamente éticas, emocionais e de relacionamento interpessoal, imprescindíveis para se ser cuidador.

 

3.     Programa (total de 20 horas)

19 Fevereiro 2015 (quinta-feira)

13h30 – Burnout do Cuidador (3 horas)

16h30 – Intervalo

16h45 – Saúde Mental do Idoso (2 horas)

 

21 Fevereiro 2015 (sábado)

9h30 – Prevenção de Quedas (1 hora)

10h30 – Intervalo

10h45 – Proteção articular e conservação de energia (1,5 horas)

12h15 – Intervalo para almoço (livre)

13h15 – Transferências e Posicionamentos (2,5 horas)

 

26 Fevereiro 2015 (quinta-feira)

13h30 – Lidar com a Demência (2 horas)

15h30 – Intervalo

15h45 – Rotina do Cuidar (3 horas)

 

28 Fevereiro 2015  (sábado)

13h30 – Comunicação e Assertividade (2 horas)

15h30 – Intervalo

15h45 – Inteligência Emocional (3 horas)

 

Consulte os conteúdos formativos em detalhe.

 

4.     Formadores

António Marques

Terapeuta Ocupacional com experiência no tratamento e aconselhamento especializado a pessoas com mais de 65 anos. Exerce funções como terapeuta ocupacional no Hospital Ortopédico de Sant’Anna e como colaborador da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formador credenciado (CAP) pelo I.E.F.P.. Autor do Projeto «Eu Consigo».

 

Catarina Lucas

Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Além de psicóloga, é também formadora, escritora, palestrante e investigadora, possuindo vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Possui experiência no trabalho clínico com crianças, adolescentes e adultos, realizando avaliação psicológica, psicoterapia e apoio psicopedagógico.

 

Rafaela Almeida

Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia e mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, trabalha há 10 anos na área do envelhecimento. Participou em diversos projetos de pesquisa. Experiência como organizadora de cursos para cuidadores de doentes com Alzheimer no Brasil. Formadora certificada pelo I.E.F.P..

 

5.     Local

Centro Comunitário da Paróquia da Parede

Avenida Amadeu Duarte, 514, 2775, Parede (Junto à igreja da Parede)

 

6.     Inscrições

Inscrição na formação completa – 75 euros

Inscrição por módulos – 15 euros/módulo

Inscreva-se enviando um e-mail para geral@projectoeuconsigo.pt, com os seguintes dados:

  • Nome da pessoa inscrita
  • Instituição que representa
  • Telefone
  • Comprovativo de transferência correspondente a 50% do valor da inscrição (37,5 euros se vai fazer a formação completa ou, por exemplo, 30 euros se vai fazer 4 módulos) NIB: 0007 0028 0004 2710 0068 9

Receberá um e-mail de confirmação da inscrição (caso não receba, por favor contate através do número 966791799)

As inscrições são limitadas a 20 participantes

 

7.     Certificado

Aos participantes será entregue certificado de participação

 

Mais informações

Patrícia Protásio

T.966 791 799

geral@projectoeuconsigo.pt

www.projectoeuconsigo.pt

facebook.com/projectoeuconsigo

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.