APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Ciclo de Webinar’s “A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”_ CNIS

http://cnis.pt/wp-content/uploads/2021/05/Programa-Ciclo-de-Webinars.pdf

Ciclo de Webinar’s “A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”

A CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade vai realizar, nos dias 19 e 20 de maio de 2021, um Ciclo de Webinar’s “A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência” onde serão abordados temas de grande relevância para as Pessoas com Deficiência e as Instituições do Setor Social e Solidário.

O arranque deste Ciclo de Webinar´s, no dia 19 de maio, será efetuado pelo Presidente da Direção da CNIS, Lino Maia e pela Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, na sessão de abertura do evento.

Durante a manhã a reflexão incidirá sobre a Intervenção Precoce na Infância (Painel 1), onde se abordarão as perspetivas de ação futuras do SNIPI – Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, a sua transversalidade e o papel do Setor Social e Solidário na sua concretização. Ainda no mesmo dia, da parte da tarde, será debatida a Educação Inclusiva (Painel 2), a sua significância, a função dos Centros de Recursos para a Inclusão na inclusão das Crianças e Jovens e o papel do Setor Social e Solidário na concretização deste desígnio.

A manhã do dia 20 de maio será dedicada à Formação Profissional e Empregabilidade (Painel 3) com intervenções relativas às medidas de emprego e formação profissional para as Pessoas com Deficiência, a sua concretização e desafios futuros e o papel que as Instituições de Solidariedade Social desempenham na promoção da empregabilidade das Pessoas com Deficiência. Para concluir o ciclo, a tarde será dedicada ao debate sobre o Direito à Vida Independente na Comunidade (Painel 4), no qual serão refletidos temas tão diversos quanto absolutamente basilares para as Pessoas com Deficiência, designadamente o regime do maior acompanhado, respostas sociais para maiores de 18 anos, a não institucionalização e os centros de apoio à vida independente. O encerramento do evento, após apresentação das conclusões pelo Presidente da Direção da CNIS, Lino Maia, será efetuado pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O programa completo deste Ciclo de Webinar´s poderá ser consultado aqui.

O evento, de inscrição obrigatória, está organizado como um Ciclo de Webinar´s podendo os participantes optar por se inscreverem em todos os painéis ou apenas nos painéis com a temática pretendida, formalizando a inscrição aqui ou através do link abaixo:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_lMXnkLYtREaq7VDLeDak3w