Associação Portuguesa de Psicogerontologia

5º Barómetro APAV/Intercampus: Vitimação de Estabelecimentos Comerciais

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5º Barómetro APAV/Intercampus: Vitimação de Estabelecimentos Comerciais

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta as conclusões do 5º Barómetro APAV/Intercampus, sobre o tema da “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais” na cidade de Lisboa. 

O estudo “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais” resulta da parceria mecenática entre a APAV e a INTERCAMPUS e partiu da realização de 105 entrevistas pessoais e diretas realizadas a proprietários/responsáveis de estabelecimentos comerciais na cidade de Lisboa, entre os dias 4 a 29 de Novembro de 2013.

Nesta quinta edição do Barómetro APAV/Intercampus visou-se aferir da perceção dos proprietários/responsáveis de estabelecimentos comerciais na cidade de Lisboa  relativamente aos seguintes temas: quais os problemas considerados mais graves; perceção sobre a evolução da criminalidade e caracterização da vitimação do estabelecimento, relativamente ao ano de 2012. Foram apenas considerados estabelecimentos comerciais de comércio tradicional (de rua) de comércio alimentar, não alimentar, e de restauração e bebidas.

Dos estabelecimentos comerciais que compõem a amostra, 45,7% foram vítima de algum tipo de crime (furto, insultos, ameaças, vandalismo ou assaltos) em 2012. São apresentados ainda dados relativamente à tipologia e caracterização dos crimes, intervenção das autoridades, consequências, entre outros dados.

 

5º Barómetro APAV/Intercampus: Vitimação de Estabelecimentos Comerciais (PDF) 

 

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A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.