Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

1 – Realizou-se no dia 27 de Junho no Fundão o XVIII Encontro Nacional de Universidades Seniores que reuniu 1300 pessoas de 35 universidades de todo o país (De Loulé a Vinhais e do Funchal a Aljustrel). No evento, ou não estivéssemos na capital da cereja, foram distribuídas mais de 800 kgs deste fruto. No almoço convívio esteve presente o presidente do projecto Portugal Inovação Social, Filipe Almeida. Ver vídeo.

2 – Nos dias 20 e 21 de Junho decorreu no Estádio da Luz o Torneio Final de Walking Football (futebol a andar) com 21 equipas das universidades seniores, incluído uma dos Açores, e mais de 400 atletas, de ambos os sexos. As equipas mostraram os seus dotes desportivos num ambiente de grande convívio e desportivismo entre todos. No dia 21 realizou-se um jogo amigável entre alguns parceiros da RUTIS e a Fundação Benfica. O número crescente de equipas inscritas, para o ano já estão 28 equipas interessadas, é a melhor prova da implementação que este projecto teve em menos de dois anos, essencialmente entre o público feminino. Ver vídeo.

3 –Recorrendo a um comboio alugado em exclusivo à CP, a RUTIS com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, organizou o II Comboio Sénior e da Cidadania que ligou o Porto à Figueira da Foz no dia 6 de Junho. Cerca de 500 pessoas de 13 US encheram o comboio e participaram na festa da cidadania que decorreu num dos jardins da Figueira da Foz. O tema foi o voluntariado e a cidadania, tendo sido os alunos seniores convidados a refletir e a comentar o tema. Ver discurso da Sra. Secretária de Estado e vídeo.

4 – No final de Maio, o presidente da RUTIS, Dr. Luis Jacob, nesta qualidade e como professor especialista em gerontologia, foi convidado pelo governo chines a participar em dois congressos internacionais em Whuan e Yantai onde apresentou as condições do envelhecimento em Portugal e a situação das nossas universidades seniores. Foi muito apreciado sermos o único país do mundo com uma lei para as US.

As Academias e Universidades Seniores em Portugal, são actualmente 348.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.