Associação Portuguesa de Psicogerontologia

1 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

1 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS

Em 2013, com o tema “ O Futuro que queremos – O que dizem as pessoas mais velhas”, assinala-se o 23º. Aniversário do Dia Internacional das Pessoas Idosas, que se celebra anualmente a 1 de Outubro, criado pela Resolução (45/106) de 14 de Dezembro de 1990, da Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta Resolução já tinha a preocupação de manter em lugar de destaque nas agendas políticas, as questões ligadas ao envelhecimento, com especial preocupação com o abuso, violência e discriminação, a necessidade do empowerment dos mais velhos e também como reconhecimento do contributo das pessoas mais idosas para as sociedades e famílias.

A APP associa-se mais uma vez a esta data, divulga a mensagem do Secretário Geral da ONU, e também  uma pesquisa global que as Nações Unidas lançaram, e que pretende suscitar a participação dos cidadãos a nível mundial, na escolha das prioridades para um mundo melhor. Os resultados serão compartilhados com líderes mundiais na definição da próxima agenda de desenvolvimento global.

Para saber mais consulte os sites:

http://www.un.org/en/events/olderpersonsday/

http://www.myworld2015.org

FAÇA-SE SÓCIA/O DA APP. COLABORE CONNOSCO NESTE TRABALHO DE INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO, PARA:
  • UMA MUDANÇA POSITIVA DE MENTALIDADES  FACE AO ENVELHECIMENTO E À IDADE.
  • A NÃO DISCRIMINAÇÃO DAS PESSOAS  MAIS VELHAS.
  • UM MAIOR CONHECIMENTO DA GERONTOLOGIA.
Obrigada!
Pela APP,
Maria João Quintela
Presidente da Direcção
1 de Outubro de 2013

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.