APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

WEBSITE ABC JUSTIÇA

Site: www.abcjustica.pt

Num momento em que os direitos das vítimas de crime estão cada vez mais na ordem do dia, na sequência da aprovação da nova Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade, este site visa veicular junto da população jovem (12-18 anos) informação acerca do funcionamento do sistema de justiça penal e dos direitos das vítimas de crimes.

Construído numa linguagem que se pretende clara e acessível, divide-se em quatro grande secções – “foste vítima de crime?”, “que direitos tenho?”, “como decorre o processo crime?” e “quem é quem?” – nas quais se enunciam as principais reacções e consequências associadas à vitimação, se elencam os direitos das vítimas de crime e se explica na prática como os exercer e se descreve o decurso do processo crime e o papel dos intervenientes neste. Para além disso, poder-se-á encontrar informação sobre serviços de apoio existentes, links úteis e um glossário.

Para além da simplicidade e clareza da linguagem, adoptou-se uma imagem apelativa, com vídeos em que alguns jovens surgem como narradores de parte da informação que se pretende transmitir. Recorreu-se também a jogos interactivos para, de uma forma lúdica, testar alguns dos conhecimentos que os jovens poderão ter apreendido no seu contacto com o site.