Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Vida saudável após os 65

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Vida saudável após os 65

Portugal é o sexto país da UE onde as pessoas com 65 anos têm menos anos de vida saudável pela frente, apresentando os homens níveis de bem-estar mais elevados do que as mulheres, segundo o anuário de 2009 do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), divulgado pela agência Lusa.

Em 2005, os homens portugueses de 65 anos podiam contar, em média, com mais seis anos de vida saudável, contando as portuguesas com cerca de cinco.

Entre os 27 Estados-membros, apenas os cidadãos da Letónia, Eslováquia, Hungria, Lituânia e Estónia estão atrás de Portugal. A Dinamarca ocupa o topo da tabela, com 13 anos para os homens e 14 para as mulheres, seguido de Malta, com dez e onze anos, respectivamente.

Por outro lado, dados referentes a 2006 indicam que, em Portugal, cerca de 9% dos homens tinham ficado “severamente incapacitados devido a problemas de saúde” nos últimos seis meses antes da realização do inquérito, enquanto, nas mulheres, esse valor registava os 13,4%

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.