APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Urgências só para terceira idade

09.09.10 · NOTÍCIAS


O Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) poderá vir a ter uma urgência própria para atendimento da população mais idosa. A ideia é defendida pelo presidente do CHNE.

O distrito de Bragança é um dos mais envelhecidos do país. Por isso, Henrique Capelas defende que a população sénior deve merecer o mesmo tratamento que é dado aos mais novos. “Por lei, temos a urgência pediátrica separada. Não sei se não seria importante no Nordeste termos uma urgência de geriatria separada, porque cada hospital deve dar resposta concreta e objectiva às características da população que tem. E temos muitos “velhinhos” a recorrer às nossas urgências”, argumenta o administrador.

No entanto, ressalva que ainda será necessário discutir essa ideia “com os técnicos” de saúde. De acordo com Henrique Capelas, a grande maioria dos atendimentos nas urgências dos hospitais de Bragança e Mirandela é feita a pessoas da terceira idade. Segundo números a que o Público teve acesso, em 2009, o CHNE registou mais de 88 mil episódios de urgência. Um terço dos quais envolvia doentes com mais de 65 anos. Nos primeiros seis meses deste ano, dos mais de 48 mil atendimentos nas urgências de Bragança e Mirandela, 32% foram feitos a pessoas daquela faixa etária. Além disso, o CHNE pretende investir ainda este ano 500 mil euros na redução da lista de espera nas cirurgias de Ortopedia.

Fonte: Tribuna Médica Press