Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Universidade de Aveiro lança “Proximus”

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Universidade de Aveiro lança “Proximus”

No próximo ano lectivo, os alunos da Universidade de Aveiro poderão vir a habitar na casa de idosos da região, trocando o valor da residência pela companhia ao idoso e apoio em pequenas tarefas.

O programa da Univ. Aveiro, designado «Proximus», arrancará no próximo ano lectivo, estando a decorrer conversações entre os Serviços Sociais da UA e as juntas da Glória, Vera-Cruz e Esgueira, que irão indicar os idosos que poderão alinhar no projecto. «A receptividade das autarquias foi excelente e o objectivo é estender o Proximus às restantes freguesias.

Mais do que uma troca de alojamento por uma ida à farmácia ou às compras, pretende-se que haja uma aproximação intergeracional», explica Hélder Castanheira, administrador para a Acção Social da Univ. Aveiro. Numa fase inicial, o programa contempla alunos que concorram ao alojamento universitário, devendo posteriormente estar ao alcance de todos os estudantes.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.