Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Terceira idade: avaliar os serviços dos lares

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Terceira idade: avaliar os serviços dos lares

A maioria das respostas sociais à terceira idade são de entidades sem fins lucrativos e os lares não fogem à regra. Dicas para escolher um estabelecimento com requisitos mínimos de segurança.

Os cuidados na terceira idade não devem ser negligenciados. Os lares devem, por isso, ser um todo, entre atenções à terceira idade quanto ao bem-estar físico e mental e rigor na segurança.

Bem-estar na terceira idade: pontos a verificar

  • Ao visitar um lar para a terceira idade, tenha atenção à liberdade de circulação e espaço ao ar livre, importantes nos lares onde os utentes passam grande parte do seu tempo.
  • Outro ponto a ter em conta num lar para a terceira idade é o espaço nos quartos, a iluminação natural, o número de camas (duas, no máximo), a distância entre elas e o mobiliário.
  • Certifique-se de que existe pessoal qualificado no lar para a terceira idade, de dia e noite, de forma a garantir a segurança dos utentes.
  • O preço pode variar em função dos rendimentos dos utentes do lar para a terceira idade ou dos familiares, no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
  • A pensar nos associados de terceira idade, a DECO PROTESTE estabeleceu um protocolo com a Helpphone e a Loja do Avô.
    Objectivo: facilitar o acesso a apoios, para garantir a segurança dos idosos. 

Lar para terceira idade: segurança é prioritária

  • Os lares para a terceira idade devem conceber, ao nível do rés-do-chão, o espaço para uma evacuação rápida e em segurança de utentes com mobilidade reduzida ou alguma demência, em caso de incêndio.
  • Para a terceira idade, a interacção social tem um efeito regenerador. Para tal, é imperioso que os lares promovam as visitas.
  • Dentro do lar para a terceira idade, é importante manter a motivação e o movimento, através de jogos e ginástica em grupo, ou treino de memória.

Fonte: Deco Proteste

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.