APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

SupERa

https://www.supera.pt/

https://www.seg-social.pt/informacoes002

A SupERa é uma plataforma digital que resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Algarve Biomedical Center (AD-ABC) no âmbito das medidas de apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) dirigidas às estruturas residenciais para idosos (ERPI) e lares residenciais no contexto da pandemia.

A Plataforma SupERa tem o objetivo de prestar suporte contínuo a estas respostas sociais na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos utentes. Esta ferramenta digital de trabalho facilita o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos residentes em ERPI e Lares Residenciais, bem como de outras informações clínicas relevantes. As instituições de Solidariedade Social com acordos de cooperação irão ainda receber um oxímetro que mede os níveis de saturação do oxigénio no sangue a cada indivíduo, para agilizar e garantir a eficácia do processo

Para cada conjunto de medições de um residente, a SupERa produz alertas numa escala de três cores (verde, amarelo e vermelho) que orientará os profissionais na tomada de decisão perante o quadro clínico do residente.

A SupERa possui o suporte da Linha COVID Lares – 707 20 70 70.

Para mais informações consultar o site www.supera.pt.