APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

SEMINÁRIO FINAL DO CAPACITA – LISBOA, 19 DE JANEIRO

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) promovem, desde fevereiro de 2014, o projeto CAPACITA, um projeto destinado à capacitação das organizações-membros da PpDM que trabalham em prol dos direitos humanos das mulheres em Portugal.

Tendo em conta as mais recentes recomendações das Nações Unidas para o Estado Português como resultado da apresentação do 8º e 9º relatório ao Comité para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW), considera-se ser do interesse desta Comissão e entidades representadas na mesma participarem deste debate e conhecer a experiência que resultou deste projeto.

No seminário final do CAPACITA – que se realiza a 19 de janeiro, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa | Picoas Plaza – apresentar-se-ão resultados e discutir-se-á o futuro, em torno de:

• Democracia paritária: a participação e a representação política das mulheres. Em torno do argumentário revisto e atualizado “Afinal o que é a democracia paritária”, debater-se-á com peritas, ativistas, e representantes dos partidos políticos com assento parlamentar; falar-se-á do que se pretende no futuro.

• ONGDM: quem somos; o que fazemos; o que nos legitima; o que produzimos? o Centro de Recursos e de Conhecimento Digital Maria Alzira Lemos. Este centro é ponto focal de acesso e de partilha de conhecimento, de estabelecimento de relações de proximidade e de parcerias, fórum de debates e ferramenta de formação a distância (nas modalidades e-learning e b-learning) em temáticas centrais aos direitos humanos das mulheres; debater-se-á o seu valor acrescentado com a presença de ativistas e peritas em formação e em centro de recursos especializados na igualdade entre mulheres e homens;

• Toolkit para o Ativismo Feminista: a renovação geracional dos movimentos feministas. O ativismo tem assumido diferentes formas ao longo do tempo; criado o toolkit para o Ativismo Feminista, uma ferramenta disponível online na página web da PpDM, com exemplos práticos e com linguagem acessível, para que todas e todos possam dar voz aos direitos das mulheres em Portugal, debater-se-ão exemplos de ações com impacto e aquelas que são as pontes que ligam as/os feministas de ontem às/aos de amanhã.

As sessões de abertura e de encerramento do seminário constituirão momentos de enquadramento e de reflexão institucional sobre as organizações de direitos das mulheres e promotoras da igualdade entre mulheres e homens em Portugal enquanto coletivo de organizações da sociedade civil organizada e o papel destas na promoção de uma sociedade justa, paritária e democrática.

Toda a informação sobre este seminário em: http://plataformamulheres.org.pt/convite-capacita-inscricoes-ate-18-jan-seminario-final-lisboa-19-jan-2016/

Pode consultar o programa em: http://plataformamulheres.org.pt/wp-content/ficheiros/2016/01/PpDM-APEM-CAPACITA-Programa_preliminar_Seminario7jan-19jan2016.pdf;

Nota de contexto: http://plataformamulheres.org.pt/wp-content/ficheiros/2016/01/PpDM-Capacita_seminarioFinal-nota-23Dez.pdf;

Convite: http://plataformamulheres.org.pt/wp-content/ficheiros/2016/01/PpDM-APEM-convite_capacita.pdf

Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/1LFml-VNDeER3qo-DMdJd9pVmeRLG81Qlp2QjNFI5FTY/viewform.