Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Rinite: falta de diagnóstico e tratamento pode levar a problemas infecciosos em idosos

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Rinite: falta de diagnóstico e tratamento pode levar a problemas infecciosos em idosos

Mais de 50% da população idosa portuguesa com rinite persistente/grave apresenta queixas de asma. Em cerca de 60% dos casos, os primeiros sinais surgiram aos 40 anos e 5% após os 70 anos.

A incipiente formação dos profissionais de saúde e o desconhecimento sobre a prevalência, gravidade e a relação entre as doenças alérgicas e complicações infecciosas no idoso têm motivado o sub-diagnóstico e sub-tratamento da patologia. Em Portugal, estima-se que 1/3 dos indivíduos com idades entre os 65 e os 98 anos sofra de rinite alérgica. No entanto, apenas 40% estão a beneficiar de acompanhamento terapêutico adequado.

Estas são algumas das principais conclusões da Mesa Redonda “Rinite Alérgica em Idade Sénior”, em que foram apresentados os resultados do 1.º Estudo Inédito e Inovador a nível mundial – ARPA Séniores.

Fonte: RCM Pharma

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.