APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Projecto SAFE – intervenção e prevenção do Mau Trato à Pessoa Idosa

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho é parceira de um projecto europeu Erasmus+, chamado SAFE, sobre intervenção e prevenção no mau trato à pessoa idosa.

“O Projeto SAFE, usando uma abordagem internacional intersectorial, baseada nos direitos humanos e nos direitos das mulheres, tenciona desenvolver (a) um curriculum de formação na prevenção do abuso a mulheres idosas, (b) um conjunto de procedimentos multifocados para intervenção em casos de abuso de mulheres idosas e (c) um artigo sobre política de prevenção e intervenção em casos de violência contra mulheres idosas”, lê-se na brochura do projecto.

O coordenador da parceria Portuguesa é o Professor José Ferreira-Alves da Escola de Psicologia (coordenação). A equipa envolve ainda outros académicos e profissionais da prática como o Prof Pedro Morgado (Escola de Medicina da UM), Prof. Pedro Freitas (Escola de Direito da UM), Prof. Manuela Machado e Prof. Fernando Petronilho (Escola de Enfermagem). Colaboram ainda profissionais da prática de várias instituições como a APAV (Dra. Marta Mendes), o Hospital de Braga (Dra. Daniela Mendes), a Câmara Municipal de Guimarães (Dra. Marília Silva e Dra. Diana Teixeira), a Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho (Dr. Tito Peixoto), e o Centro Social da Diocese de Braga.

http://www.voiva.fi/wp-content/uploads/2018/04/Leaflet_safe_Engl.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais….

SAFE – A safer life for older women: Training professionals and implementing cooperation mechanisms for combating violence and abuse against older women