Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas

Na continuação da aplicação do Programa Conforto Habitacional, vai ser possível a realização de obras em 1.300 casas de idosos de seis distritos do interior, para prevenir a sua dependência e institucionalização, anunciou hoje, em Vila Real, o ministro da Solidariedade.

O Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas visa o melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade de pessoas idosas que usufruam de serviços de apoio domiciliário, pretendendo assim evitar a sua institucionalização e dependência. O programa foi lançado há um ano e abrangeu os municípios dos distritos de Bragança, Beja e Guarda, devido às suas características rurais e envelhecimento acentuado. Depois de “aperfeiçoar alguns pormenores”, o programa estende-se em 2008 aos distritos de Vila Real, Portalegre e Castelo Branco. Para os distritos seleccionados este ano, serão canalizados 2,5 milhões de euros.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.