Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Prevenção contra burlões

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Prevenção contra burlões

A GNR lança esta semana uma operação nacional de sensibilização contra as burlas praticadas contra idosos. Durante um mês, os militares vão andar, nalguns casos porta-a-porta, a deixar conselhos tão simples como “Não abra a porta a estranhos”.

Só na área de jurisdição da GNR, em 2007, foram registadas 158 burlas praticadas contra idosos; em 2008, o número de casos aumentou para 188 e nos primeiros seis meses deste ano há já 61 ocorrências. O Centro e o Sul do país têm sido as regiões com mais situações de burla, em especial os distritos de Coimbra, Santarém, Aveiro, Beja e Faro.

O Major Manuel Afonso, que na GNR coordena o programa “Idosos em Segurança”, revelou à RR que na maioria das situações os burlões abordam as vítimas fazendo-se passar por funcionários da Segurança Social, dos CTT, da EDP, bancários, vendedores ou médicos, por exemplo. A troca de dinheiro, sob o pretexto de que o euro perdeu validade, ou a substituição de cartões para roubar dados são alguns dos esquemas utilizados. Esta realidade justifica acções de sensibilização específicas para os mais idosos, não só porta-a-porta, nos locais mais isolados, mas também em sessões mais alargadas, por exemplo em Centros de Dia.

A operação começa hoje e desenrola-se até 15 de Novembro.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.