APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Os direitos dos idosos

Os direitos humanos das pessoas idosas constitui um fenómeno relativamente recente nascido a partir de uma percepção de que pessoas mais velhas levantam desafios específicos aos direitos humanos que não tinham ainda sido abordados pelos paradigmas vigentes da medicina e do bem-estar.

Algumas das principais questões relacionadas com os idosos como categoria da população mundial são: a dificuldade de definir a “idoso”, o paradoxo de que o velho pode ser poderoso e vulnerável, e os dilemas levantados pela injustiça intergeracional.

Este relatório, The Human Rights of the Elderly: An Emerging Challenge,  analisa a forma como as questões de direitos humanos se desenrolam de forma subtil e inovadora para os idosos. Além de examinar os direitos dos idosos, os autores realçam também uma série de problemas emergentes. Os autores prevêem que as dificuldades encontradas por algumas pessoas mais velhas vão mudar o modo do Estado encarar a unidade familiar, as instituições de cuidados e a ordem jurídica global.

Faça aqui download do relatório (em inglês)