APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

NEWSLETTER FENACERCI – MAIO 2015

O Pirilampo Mágico está de volta

O Pirilampo Mágico está de volta

A Campanha Pirilampo Mágico irá decorrer de 9 a 31 de Maio nas várias regiões do País contando com a participação de mais de 80 organizações que trabalham diretamente com Pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
No ano de 2015, a Fenacerci associa-se ao Ano Internacional da Luz e ao ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento. Acredita que, é sustentados na cooperação e virados para o desenvolvimento que, seremos capazes de construir uma sociedade onde os direitos e as oportunidades, sejam iguais para todos. É essa a luz que a Fenacerci quer alimentar com o Pirilampo Mágico.

Esta Campanha tem como objetivo a angariação de fundos a favor das CERCI´s e Organizações Congéneres e a informação e sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena deste tipo de população.

Para conhecer os materiais que se encontram à venda, bem como todas as atividades que irão decorrer no âmbito da Campanha Pirilampo Mágico visite o site da FENACERCI em  www.fenacerci.pt

FENACERCI PRESENTE NO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O Conselho Nacional da Educação – CNE foi criado pelo Decreto -Lei n.º 125/82, de 22 de abril, como um órgão independente com funções consultivas em matéria de política educativa, tendo por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa. Assim, e no âmbito da promoção, reflexão e debate alargado com vista à formulação de propostas, no âmbito da sua missão e dos objetivos do sistema educativo, o CNE elegeu no passado dia 24 de Abril de 2015 um representante das instituições de Ensino Especial de Pessoas com Deficiência, tendo a escolha recaído no Vice-Presidente da FENACERCI, Prof. Rogério Cação. A FENACERCI congratula-se com esta nomeação, e espera dar um bom contributo em sede das matérias em análise, tendo em conta uma Escola cada vez mais Inclusiva.

FENACERCI CONTINUA A CRESCER

É sempre com grande satisfação que registam o crescimento do seu movimento. Desta vez, juntou ao movimento mais uma cooperativa do nordeste transmontano, no caso a CERCI Mirandela, que assim aumenta para 53 o número de associadas da Fenacerci. É, sem dúvida, um passo importante no reforço do setor cooperativo que tem vindo a marcar um papel relevante na intervenção junto das pessoas com deficiência e/ou multideficiência em Portugal. A Fenacerci saúda por isso a nova Associada, fazendo votos de sucesso nesta nova jornada.

Para ver o video da CERCIMIRANDELA clique aqui.

COOPERATIVAS EXIGEM PARIDADE NA NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DO COMPROMISSO SOCIAL

O reconhecimento da importância estratégica do setor social e solidário não pode deixar à margem as Cooperativas de Solidariedade Social. Consideradas entidades equiparadas a Instituições de Solidariedade Social, estas cooperativas são um dos pilares estruturantes da cooperação e garante do cumprimentos dos objetivos de solidariedade social consagrados na Constituição Portuguesa.
O  Compromisso de Cooperação bienal 2015 – 2016 deveria ser um exemplos de aprofundamento das relações com o setor social e solidário, particularmente com as Cooperativas de Solidariedade Social.
A não inclusão no Compromisso  de Cooperação, como parte integrante, é, para além de incompreensível, injusta e inadmissível, uma oportunidade perdida de afirmação da Economia Social e Solidária e no aproveitamento da capacidade de inovação das Cooperativas no desenvolvimento de novos modelos de respostas sociais em Portugal.