APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

NEWSLETTER CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

 

CEV lança competição
“Capital Europeia do Voluntariado 2016 e 2017”
O Centro Europeu do Voluntariado (CEV) lançou a competição “Capital Europeia do Voluntariado 2016 e 2017”, à qual podem candidatar-se municípios dos vários países europeus que apoiem a implementação da Agenda Política para o Voluntariado na Europa (P.A.V.E.) e demonstrem o grau de implementação local das recomendações evidenciadas neste documento. As candidaturas podem ser apresentadas até dia 21 de Setembro de 2015 e os municípios vencedores serão anunciados a 5 de Dezembro, em sessão a ser realizada em Lisboa, que foi o município vencedor da competição Capital Europeia do Voluntariado em 2015. Mais informações sobre a competição, aqui.
ANIMAR consultada para projeto-lei de
revisão do Código Cooperativo português
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) foi ouvida na Assembleia da República, no dia 4 de Junho, em audiência da Comissão de Segurança Social e Trabalho sobre o projeto-lei do PSD e do CDS para revisão do Código Cooperativo. Integraram a delegação da ANIMAR, além do seu Presidente, Eduardo Figueira (ALIENDE), alguns associados do setor cooperativo –  Joffre Justino (EPAR), Paulo Jorge Teixeira (CPP) e Diogo Frazão (Terra Chã).
 

 

CPCCRD comemora Dia Nacional das Coletividades
A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) comemorou o seu 91.º aniversário e o Dia Nacional das Coletividades, no passado dia 31 de Maio nas instalações do Comité Olímpico de Portugal, numa sessão que fortaleceu o espírito associativo e que contou com a presença de diversas entidades. Os trabalhos da sessão comemorativa aconteceram em dois períodos distintos, tendo o primeiro sido ocupado com a Conferência “Os Jogos Tradicionais no processo de inclusão das pessoas com deficiência”. A Confederação distinguiu ainda instituições e personalidades que se destacaram na defesa da causa associativa ou na promoção do desporto como meio de integração das pessoas com deficiência. Mais informações, aqui.
Fundação Eugénio de Almeida realiza
workshop para formadores em Voluntariado
A Fundação Eugénio de Almeida realiza, nos dias 10 e 11 de Setembro, entre as 9h30 e as 17h30, no Fórum Eugénio de Almeida em Évora, o workshop “Itinerário para Formadores em Voluntariado”. Esta ação de formação contínua para formadores em voluntariado versará sobre as seguintes temáticas: modalidades de formação para voluntários; competências e conhecimentos do formador em Voluntariado; Itinerário de conteúdos para formação de voluntários; Legislação e Ciclo de Gestão do Voluntariado. Mais informações e inscrições, aqui.