APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

NEWSLETTER CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLUNTARIADO

GT4 promove debate sobre conceito de Voluntariado
O Grupo de Trabalho de “Monitorização de Práticas de Voluntariado e Relações Externas” (GT4), da CPV, realizou no passado dia 25 de Junho, o workshop “Voluntários para quê?”, que decorreu na Atmosfera M, em Lisboa, e contou com a participação de 18 representantes de organizações de voluntariado. Este workshop integra-se na reflexão “Voluntariado: definição ou definições – um contributo para a afirmação da identidade da CPV”, que o GT4 e a CPV se encontram a realizar. O próximo workshop, intitulado “O Voluntariado na Lei: que revisão?”, decorrerá no dia 16 de Setembro, entre as 9h30 e as 13h, no Centro Ismaili, em Lisboa. A iniciativa pretende envolver outras organizações no debate do(s) conceito(s) e prática(s) do Voluntariado e da legislação portuguesa na área. Para mais informações e inscrições, contatar geral@convoluntariado.pt.
Oficinas Empower4Change terminam em Lisboa
As oficinas de capacitação Empower4Change, promovidas no quadro do Projeto Join4Change, que se encontra a ser implementado em parceria pelo ISU e pela CPV e que conta com o cofinanciamento do Programa Cidadania Ativa, terminaram no passado dia 3 de Julho, em Lisboa. Depois de terem sido ministradas 40 horas de formação em gestão de programas de voluntariado a cada uma das 45 Organizações da Sociedade Civil (OSC) envolvidas no projeto, prosseguir-se-á com a atividade de criação de Planos de Mentoria para cada OSC, os Planos4Change, e com a finalização dos Recursos4Change que serão disponibilizados às OSC e são compostos por dois manuais de formação e por um toolbox de Voluntariado. Mais informações, aqui.
Inscrições abertas para o Congresso Nacional das Colectividades
A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e os restantes elementos da Comissão Organizadora do Congresso Nacional das Colectividades, entre os quais a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), divulgaram a abertura de inscrições para delegados ao Congresso, que decorrerá no dia 7 de Novembro, no Fórum Lisboa. Mais informações e inscrições, aqui.
FENACERCI participa em congresso europeu sobre Saúde Mental na Deficiência Inteletual
A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) participa no 10.º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Inteletual, que se realizará entre os dias 9 e 11 de Setembro, em Florença, Itália. Este congresso europeu tem como principal objetivo, refletir sobre a “Integração de diferentes abordagens na área do Neuro Desenvolvimento”. A FENACERCI apresentará os resultados do projeto “Diagnóstico Duplo (DD): Caracterização, Diagnóstico e Tendências”, o qual teve como principais objetivos: i) apresentar uma análise da literatura existente acerca dos conceitos em apreço, contextos nacionais e internacionais na área dos cuidados/serviços para as pessoas com DD e identificação de práticas bem-sucedidas; ii) realizar um estudo de âmbito nacional dirigido a profissionais de organizações privadas sem fins lucrativos da área da deficiência e reabilitação (público-alvo pessoas com DI) e apresentar os seus resultados. Mais informações, aqui.
FEC divulga dimensão do Voluntariado Missionário em Portugal
A Fundação Fé e Cooperação divulgou um comunicado de imprensa no qual refere que 276 portugueses participaram em missões de voluntariado missionário noutros países, nomeadamente em África, América do Sul, América Central e Ásia, e que 624 portugueses foram voluntários em missões em Portugal. Estes dados resultam de um inquérito feito a 61 Entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, ao qual responderam 44 organizações, entre ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos. Mais informações, aqui.