Associação Portuguesa de Psicogerontologia

NEWSLETTER – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA GRANDE IDADE

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

NEWSLETTER – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA GRANDE IDADE

["Associação Amigos da Grande Idade"]
 
 
Newsletter | Janeiro 2017
 
 
Ano da Funcionalidade e da Prevenção
 
“Cá estamos nós a iniciar o ano e a insistir, incomodar, alertar e provocar com o velho tema da funcionalidade e da prevenção do e no envelhecimento.
 
Estamos a necessitar de voltar a ter uma conferência com um investigador estrangeiro na Gulbenkian que virá dizer aquilo que a Associação diz há mais de cinco anos, que o principal drama do envelhecimento em Portugal, como no Sul da Europa, é a doença causada pela falta de prevenção e pela falta de educação para o envelhecimento.
 
Não nos basta viver tantos anos como nos países desenvolvidos se mais de metades desses anos, após os 65 anos, são na cama dum lar, nas urgências de um hospital ou nas salas de espera dos centros de saúde.
 
Em relação à média dos países da Europa do Norte são quase mais dez anos de doença que cada homem e cada mulher tem após completar os 65 anos de idade. Dez anos de dor, sofrimento, incapacidade, custo social e drama para todos os cidadãos.
 
A Associação insiste na necessidade de educar as pessoas desde jovens para o envelhecimento e de estabelecer um programa nacional de prevenção da doença após os 65 anos de idade, liderado pelos centros de saúde e pelas entidades regionais que possam exigir cumprimento de indicadores de desempenho a quem recebe as comparticipações do Estado.
 
Precisamos de exigir medidas concretas e eficazes que sejam medidas e se tornem objetivo nacional em que toda a população seja envolvida.
 
São estas propostas que vão levar a Associação a iniciar novo roteiro pelas entidades e personalidades de maior relevância nacional, começando pelos grupos parlamentares e pelos organismos da área social e de saúde.
 
Elegemos o ano como o da funcionalidade e da prevenção e mesmo sendo só nós falar disso vamos manter a convicção de que outros nos seguirão.”
 
 

Intensa Atividade de Formação no Inicio de 2017

 
 
A Associação retoma um dos workshops com maior sucesso na sua história, ministrado pela Mestre Carla Ribeirinho.
 
As inscrições mantem-se abertas e tem um máximo de 15 vagas, pelo que se aconselha a todos os interessados que façam já a sua reserva através de
 
Este workshop é fundamental para quem lidera equipas.
 
 
Workshop “Desafios na Gestão de Lares. Gestão por Inteligência Emocional”
 
 
 
 
 
 
 
 
Avis e Cernache do Bonjardim vão ser palcos do workshop mais concorrido em Portugal.
 
Esta formação tem corrido uma quantidade significativa de lugares por todo o País, estando sempre preenchida nas suas 15 vagas.
 
Se estiver interessado pode ainda fazer a sua inscrição em http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/inscricao-workshop-desafios-da-gestao-de-lares/
 
 
Pós Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços Destinados a Pessoas Idosas
 
Em Vila Nova de Gaia têm já mais de metade dos lugares disponíveis com reserva de inscrição que poderá vir a repetir o êxito de Lisboa, onde a Pós-Graduação já está a decorrer com 30 participantes.
 
É a oferta mais completa existente no País nesta área, impossível de copiar e ganhando cada vez mais relevância pelas tentativas falhadas dessas cópias que se reproduzem por todo o País sem quaisquer resultados.
 
Existem ainda muitas vagas para Gaia podendo a inscrição ser feita em 
 
 
Curso de Gestão Organizacional
 
Também o curso de gestão de lares e casas de repouso está de volta podendo a consulta e inscrição ser feita em
 
 
 
Formadores:
António Ilhicas, Dina Vasa, Carla Ribeirinho e Rui Fontes
 
 
 
 
 
 
Notícias da Associação
 
 
 
A Associação Amigos da Grande Idade está a negociar uma parceria/protocolo com a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires, no sentido de desenvolver projetos conjuntos de apoio social à população daquela zona geográfica. Decorreram já várias reuniões para formalização do protocolo e de projetos.
 
Professor Doutor Ricardo Pocinho marcou a Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos e serviços destinados a Pessoas Idosas de forma brilhante. De facto a satisfação dos participantes não deixou margem para duvidas provando que o Professor amigo da Associação é uma das vozes com mais conhecimento no nosso país sobre envelhecimento.
 
 
 
A Direção da Associação reuniu com elementos da Câmara Municipal do Cartaxo que representavam a sua Presidência, no sentido de podermos vir a abrir em breve mais uma delegação regional e de podermos contribuir para alguns projetos da rede social daquela cidade. A Associação foi muito bem recebida nesta sua intenção.
 
Continuam na missão de colaborar com diversas instituições e entidades. Desta vez foi o Professor António Ilhicas que fez uma sessão de formação na Casa de Repouso Santa Margarida, integrada no Plano Anual de Formação daquela entidade. Estão sempre disponíveis.
 
 
Continuam a ter a enorme honra e distinção de estarem presentes nos melhores e maiores eventos nacionais que tratam da problemática do envelhecimento.
O presidente da Associação esteve recentemente presente no Simpósio de Gerontologia, organizado pela Psicosoma em Viseu a falar sobre o que os lares deviam e não deviam ter.
Em Fevereiro vão estar no Hospital Fernando da Fonseca num evento curioso, organizado pelo serviço de imagiologia mas que decidiu, este ano, tratar de assuntos relacionados com o envelhecimento. Ao lado de personalidades de grande relevância nacional como o Professor Correia Jesuino, vão estar presentes o Presidente e o Vice-presidente da Associação cada um com o seu tema a participar neste importante evento.
A participação da Associação é cada vez mais solicitada e o discurso desconstrutivo e profundamente assente no conhecimento prático e científico atrai muitos organizadores.
Esta é também a forma de intervir como associação de cidadania, tendo já hoje a certeza que é também um contributo para que as práticas e a visão sobre o envelhecimento mude e torne esta fase da vida das pessoas mais feliz e menos preconceituosa e estigmatizante.
 

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.