Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Mala de Estórias para Seniores em Santarém

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Mala de Estórias para Seniores em Santarém

O municipio de Santarém em parceria com a sala de leitura Bernardo Santareno aliam-se para levar os livros à população senior. A iniciativa começou dia 23 de Abril e pretende prolongar-se até ao final do ano 2010, podendo no entanto vir a estender-se a outros concelhos do distrito.

A ideia é levar os livros e promover a leitura a todos, mas também criar momentos de interacção, desabafos e companheirismo, diminuindo assim os momentos de solidão.

“Os livros são novos e antigos, mas não gostam de ter  idade. (…) E é por isso, porque o seu tempo é sempre maior que o tempo, que eles não gostam de ter  idade.” Este  poema do livro “Ler Doce ler”, da autoria de José Jorge Letria, retrata “Mala das Estórias”.

Levar o prazer e a magia da leitura até aos idosos e seus familiares, assim com partilhar experiências e saberes e combater a solidão, são alguns dos objectivos deste projecto que foi apresentado ao público no 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, durante todo o dia, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Este projecto itinerante, e da responsabilidade  da Sala de Leitura Bernardo Santareno, consiste na realização de actividades de animação de leitura em lares de idosos e centros de dia do concelho de Santarém e visa ir ao encontro da população sénior institucionalizada, proporcionando-lhe a narração de um conto, a leitura de um poema, promovendo igualmente uma salutar troca de experiências.

As técnicas da Sala de Leitura Bernardo Santareno serão as dinamizadoras das actividades que vão realizar-se todos os meses. Numa primeira fase, o projecto  vai decorrer entre 23 de Abril e 31 Dezembro de 2010, nos lares de idosos e centros de dia situados na sede do Concelho e a partir de Janeiro de 2011 estender-se-á a outras instituições do concelho de Santarém, caso os resultados sejam positivos.

Fonte: O Ribatejo

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.