Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Inaugurado centro de dia para doentes de Alzheimer

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Inaugurado centro de dia para doentes de Alzheimer

Um centro do dia para pessoas com doença de Alzheimer e outras demências vai ser inaugurado hoje no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no Porto, sendo o único no país a funcionar de forma comparticipada pela Segurança Social.

O administrador do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, Ilídio Lobão, explicou à Lusa que o Centro do Dia para doentes de Alzheimer é “um projeto totalmente inovador porque não há no país mais nenhuma resposta deste género”, à exceção de uma estrutura em Matosinhos, da responsabilidade da Associação Portuguesa Dos Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer. 

O equipamento, destinado a acompanhar os doentes durante o dia tem capacidade para 30 pessoas, com um atendimento “especializado e terapêutico”.

Segundo Ilídio Lobão, a equipa que acompanhará os doentes será formada por um psicólogo, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e um psiquiatra.

Este centro de dia dirige-se a pessoas com doença de Alzheimer e outras demências que, devido à perda das capacidades físicas, psíquicas e sociais precisam de atendimento especializado para continuar a viver na sua residência habitual.

O responsável avançou ainda à Lusa que o investimento na remodelação de instalações e aquisição para o equipamento necessário para o centro rondou os 500 mil euros, estando este inserido numa estrutura já pertencente ao Centro Hospitalar Conde Ferreira que dispõe de uma unidade de cuidados continuados para 40 doentes de doença mental.

O investimento total foi de cerca de dois milhões de euros.

Depois do Orçamento do Estado para 2011 ser aprovado, será assinado um acordo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto – instituição a quem pertence o Centro Hospitalar Conde de Ferreira – e a Segurança Social, que permitirá que esta suporte parte dos custos do equipamento, sendo o restante da responsabilidade do utente.

Nesta fase e até essa assinatura, será o doente a suportar a totalidade dos custos.

Ilídio Lobão disse ainda que há um projeto em curso para criar uma unidade residencial para doentes de Alzheimer, sendo esta uma estrutura complementar ao centro de dia.

O centro – que está neste momento a receber as inscrições dos doentes – funcionará de segunda a sexta feira, das 8h30 às 20h, dispondo de serviço de transporte próprio e de refeições (suplemento matinal, almoço e lanche).

O centro será inaugurado numa cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro.

Fonte: Sic Notícias

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.