Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Gripe Sazonal – Vacinação no Idoso

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Gripe Sazonal – Vacinação no Idoso

A Comissão Europeia recomendou hoje aos 27 Estados-membros que garantam vacinação contra a gripe sazonal, todos os anos, para 75% da população idosa e 75% das pessoas com certas doenças específicas. A proposta parte da constatação de uma enorme discrepância nas taxas de vacinação dos Estados-membros, e fixa que o objectivo de vacinação contra a gripe sazonal que aparece normalmente durante os meses de Inverno deve ser alcançado em 2015.

De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, citado pela Comissão Europeia, no início de 2008 a taxa de vacinação variava entre os dois por cento da população com idade superior a 65 anos na Lituânia e os 80 por cento na Holanda. De acordo com o mesmo estudo, em Portugal 50 por cento da população idosa foi vacinada contra a gripe sazonal no ano passado.

A Comissão também quer que 75% da população considerada vulnerável – pessoas que sofrem de doenças respiratórias e cardiovasculares crónicas, de doenças renais e hepáticas crónicas e de deficiências do sistema imunitário – tenham acesso à vacinação todos os anos.

Na proposta da Comissão, que agora será discutida pelos ministros da Saúde da União Europeia, estão previstas outras medidas complementares, como a sensibilização e a formação de profissionais de saúde na área da gripe sazonal ou a informação das pessoas visadas pela vacina e suas famílias.

Sublinhando que a gripe sazonal atingirá a Europa dentro de meses, o executivo comunitário apelou ainda ao reforço da capacidade de produção de vacinas também contra a gripe A (H1N1).  A ministra da Saúde anunciou que Portugal fez uma pré-reserva de vacinas contra o vírus da gripe A (H1N1) para 30% da população e está a negociar com diferentes laboratórios farmacêuticos. «Não há qualquer atraso no processo da reserva de vacinas. Existe já a garantia de que teremos a quantidade necessária, assim que a vacina for produzida», o que deverá acontecer em finais de Novembro, garantiu Ana Jorge.

Retirado de Diário Digital

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.