APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

ENFERMAGEM DO DESPORTO – Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica

https://ics.lisboa.ucp.pt/pos-graduacoes-e-formacao-avancada/programas-de-pos-graduacao/pos-graduacao-em-enfermagem-do-desporto

Pós-graduação em  
ENFERMAGEM DO DESPORTO
janeiro a julho 2020

Formulário de inscrição

Tem-se verificado nas últimas décadas um aumento significativo da prática de exercício físico e de desportos em geral, o que lança novos desafios em várias áreas da saúde em geral e da Enfermagem em particular. Em Portugal, precisamos investir na formação científica e técnica dos enfermeiros que atuam nesta área, no sentido de acompanhar as novas exigências em saúde colocadas à prática desportiva.

O atleta é incentivado a auto superar-se constantemente, nas várias dimensões da sua pessoa. A Enfermagem, através da atenção à singularidade de cada um e atuando nas respostas humanas que os atletas apresentam às diversas situações de saúde-doença relacionadas com a prática desportiva, é determinante no contributo para a saúde individual e coletiva destas pessoas, quer sejam crianças ou jovens, adultos ou idosos.

Daí que os temas das diversas unidades curriculares integrem conteúdos relacionados com a avaliação inicial, com o diagnóstico, com o planeamento dos resultados e das intervenções e com a execução destas de acordo com o plano de cuidados estabelecido, com recurso a uma avaliação continuada para validação dos resultados e ganhos em saúde obtidos.


DESTINATÁRIOS

Enfermeiros a exercer na área do desporto e outros enfermeiros (especialistas ou generalistas), que pretendam desenvolver competências neste âmbito.


ORGANIZAÇÃO E HORÁRIO

Duração do Curso: 
13 de janeiro a 31 de julho 2020

Horário:
Segundas e Terças-feiras  (das 9h às 13h e das 14h às 16h)
As aulas têm uma periodicidade de 3 semanas seguidas e 1 semana de pausa.

Calendário previsto:

·         13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro

·         10, 11, 17 e 18 de fevereiro

·         02, 03, 09, 10, 16, 17, 30 e 31 de março

·         06, 07, 20, 21, 27 e 28 de abril

·         04 e 05 de maio

·         maio a julho – período de estágio

A Pós-Graduação em Enfermagem do Desporto tem a duração de 250h letivas, que corresponde à atribuição de 30 ECTS. Serão abordados os temas:

·         Fundamento da Enfermagem do Desporto

·         Investigação no Desporto I

·         Atividade Física, Desporto e Rendimento

·         Assistência na Doença e na Emergência Desportiva

·         Cuidados de Enfermagem do Desporto

·         Sistematização dos Cuidados de Enfermagem do Desporto

·         Investigação no Desporto II

·         Estágio


METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Método expositivo-participativo nas aulas teóricas. Prática simulada nas aulas práticas e estágio em contexto de prática clínica desportiva.

A avaliação da PG será individual e em cada unidade curricular teórica será feita a avaliação por prova escrita. No Estágio será realizado um trabalho escrito científico, que pode ser uma comunicação livre ou um poster, sobre uma temática desenvolvida ao longo da PGED. Este trabalho deverá posteriormente ser apresentado no seminário final, aberto ao público em formato de Jornadas, onde se pretende que os estudantes demonstrem as competências adquiridas e desenvolvidas.

Só se permitirá a admissão à avaliação se o estudante frequentar no mínimo 2/3 das horas da respetiva unidade curricular.


COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE

Coordenadora

·         Cristina Marques Vieira. Profª Auxiliar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Coordenadora da Área Científica de Enfermagem de Reabilitação. Título de Especialista DL 206/09. Investigadora do CIIS. Membro do NANDA-I Portugal Network Group.

Docentes e Regentes da Pós-Graduação (ordem alfabética)

·         Alexandre Rodrigues. Enfermeiro Principal no Sporting Clube de Portugal (SCP). Concebeu e foi coordenador da Pós-Graduação em Enfermagem do Desporto da ESESFM durante os 2 anos iniciais. Regente da Unidade Curricular (UC) Cuidados de Enfermagem do Desporto na PGED.

·         Cristina Marques Vieira. Profª Auxiliar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Coordenadora da Área Científica de Enfermagem de Reabilitação. Título de Especialista DL 206/09. Investigadora do CIIS. Membro do NANDA-I Portugal Network Group. Regente das UC Fundamento da Enfermagem do Desporto, Investigação no Desporto I, Investigação no Desporto II e Estágio na PGED.

·         José Pena Esperto. Pós-Graduação em Enfermagem do Desporto. Enfermeiro no FPF. Conferencista no curso de licenciatura em Enfermagem da UCP. Regente da UC Atividade Física, Desporto e Rendimento na PGED.

·         Nuno Antunes. Mestre em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto. Enfermeiro no SCP. Leciona aulas no CLE da UCP. Regente da UC Sistematização dos Cuidados de Enfermagem do Desporto na PGED.

·         Rúben Gonçalves. Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto. Enfermeiro no SCP. Docente convidado no Mestrado em Enfermagem de Reabilitação na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Regente da UC Assistência na Doença e na Emergência Desportiva na PGED.

Docentes da Pós-Graduação (ordem alfabética):

·         Ana Bispo Ramires. Psicóloga. Integra a Equipa de Saúde do Comité Olímpico Português.

·         Ana Guerra. Enfermeira na Federação Portuguesa de Futebol e no Hospital de Vila Franca de Xira.

·         Cândida Ferrito. Profª Auxiliar convidada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária.

·         Francisco Tavares. Doutor em Ciências do Desporto. Mestre em Ciências do Desporto. Fisiologista. Coordenador do Laboratório de Rendimento do SCP. Pertenceu à Federação Portuguesa de Rugby.

·         Henrique Jones. Médico Especialista em Ortopedia e Medicina Desportiva. Vice-Presidente do Comité Médico da UEFA. Presidente da European Sports Medicine Associates of ESSKA. Presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia do Desporto. Professor Convidado da FMUP e Universidade Lusófona.

·         Isabel Rabiais. Prof.ª Auxiliar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica.

·         João Lopes. Licenciatura em Diatética e Nutrição. Coordenador do Departamento do SCP.

·         Paulo Alves. Prof. Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Enfermagem. Trustee da European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP). Investigador do CIIS.

·         Sérgio Deodato. Prof. Associado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Enfermagem. Coordenador da Escola de Enfermagem (Lisboa), ICS-UCP. Licenciado em Direito. Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Título de Especialista DL 206/09. Investigador do CIIS.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Inscrições abertas até dia 15 de dezembro 2019 (através do email saude@ics.lisboa.ucp.pt)

Limite de vagas. Inscrições admitidas por ordem de chegada.     


LOCAL

Instituto de Ciências da Saúde
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima  | 1649-023 Lisboa



CONTACTOS

ICS – Lisboa
Tel: 217 22 50 75
saude@ics.lisboa.ucp.pt
www.ics.lisboa.ucp.pt