APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Dias de frio Levam DGS a pedir cuidado com crianças e idosos

28.12.10 · NOTÍCIAS


Dias de frio levam DGS a pedir cuidado com crianças e idosos e recomendar agasalhos e bebidas quentes.

 

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) alerta que o tempo frio exige cuidados com a saúde e recomenda especial cuidado com crianças e idosos, aconselhando o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de bebidas e alimentos quentes.

As recomendações estão no sítio da Internet da DGS, onde, “perante a vaga de frio prevista para os próximos dias”, é recomendado que se verifique a manutenção dos equipamentos utilizados para o aquecimento e que sejam limpas as chaminés das lareiras.

Por outro lado, se se usar lareira, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, a DGS recomenda que se “mantenha a correcta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde”.

“Desta forma evitará a ocorrência de acidentes por monóxido de carbono que podem ser causa de morte”, lê-se.

Outra recomendação aponta para a não utilização de equipamentos de aquecimento de exterior no interior das habitações. As pessoas são aconselhadas a, antes de sairem de casa ou antes de se deitarem, certificar-se de que os aquecimentos estão desligados ou apagados, “de forma a evitar fogos ou intoxicações”.

“Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras”, recomenda a DGS.

A Direcção-Geral da Saúde lembra que os mais vulneráveis ao frio são as crianças, os idosos, os doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios, cardio-vasculares ou anemias), os sem-abrigo e as pessoas cujas casas têm mau isolamento térmico.

A DGS aconselha, por isso, que se use “várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente”, que se “proteja as extremidades do corpo” com luvas, gorros, meias quentes e cachecol, e que se “ingira bebidas e alimentos quentes”.

Diz ainda que é de evitar as bebidas alcoólicas ou com cafeína e o tabaco.

In Lusa