APP - Associação Portuguesa de Psicogerontologia

CASA DO ALECRIM – Inauguração do Primeiro Lar da Alzheimer Portugal

 
CASA DO ALECRIM – Inauguração do Primeiro Lar da Alzheimer Portugal
CASA

A Alzheimer Portugal inaugurou no passado dia 06 de Janeiro de 2013, domingo, pelas 15:30, a Casa do Alecrim, o primeiro Lar da Associação, concebido exclusivamente para pessoas com demência.O Lar e Centro de Dia Casa do Alecrim, localizado na Alapraia, em Cascais, é um espaço construído de raiz a pensar nas Pessoas com demência e nas suas características muito próprias.
A Casa do Alecrim poderá acolher 30 clientes em Lar, 15 em Centro de Dia e 50 em Serviço de Apoio Domiciliário. A Casa do Alecrim é um equipamento da Alzheimer Portugal e, como tal, rege-se pelos princípios, valores e objetivos desta associação.
A Casa do Alecrim privilegia os afetos, a autonomia, a segurança e o respeito pelos clientes, oferecendo um espaço interior e exterior cuidado e acolhedor, adaptado às características das pessoas com demência, e implementando um Plano de Atividades Terapêuticas que é o garante de um serviço especializado e de qualidade.”Com este equipamento, resultado de muito trabalho e enorme generosidade de várias pessoas e entidades, tanto públicas como privadas, a Alzheimer Portugal dá mais um passo significativo na promoção da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares cuidadores. A Casa do Alecrim foi concebida, e é, um centro privilegiado de prestação de cuidados e de disseminação de boas práticas”, refere Maria do Rosário Zincke dos Reis, Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal.
A Casa do Alecrim aposta numa resposta especializada, no pleno respeito pelas características individuais e a especificidade de cada cliente. Juntamente com a família e, sempre que possível, com o próprio cliente, é ser elaborado um Plano de Intervenção individual, que irá de encontro aos hábitos, gostos e costumes da pessoa com demência, sendo revisto por toda a equipa de 6 em 6 meses ou sempre que necessário.
Esta unidade da Alzheimer Portugal tem um programa de atividades que garante a qualidade de vida dos clientes, na promoção da sua autonomia e no retardamento da progressão da doença.
São realizadas diariamente atividades de estimulação cognitiva, sensorial e motora, assim como atividades artesanais, lúdicas, de lazer e espirituais, como sessões de snoezelen, tardes de poesia, sessões de musicoterapia, passeios, entre outras.
A Casa do Alecrim conta com agradáveis espaços de convívio para os utentes, tanto no interior, como no exterior. Os espaços exteriores foram pensados para que a pessoa com demência se possa deslocar sem restrições e para que possa usufruir dos mesmos com total segurança. Estes espaços são estimulantes a nível de cheiros e cores,e são pensados tendo em conta o bem-estar da pessoa com demência.