Associação Portuguesa de Psicogerontologia

BIOGRAFIA DOS PREMIADOS E FOTOS DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ATIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO 2015

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

BIOGRAFIA DOS PREMIADOS E FOTOS DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ATIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO 2015

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS 2015

1 de Outubro de 2015 – Dia Internacional das Pessoas Idosas (Organização das Nações Unidas)

A 4ª Edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, realizou-se no dia 1 de outubro de 2015, pelas 15h, no Espaço Santa Casa, no Campo de Santa Clara, em Lisboa.

Foram este ano galardoados, pelos seus exemplos de vida ativa e participativa:

Dr.ª Cesaltina dos Santos Lopes Camilo na categoria “Intervenção Social”

Licenciada em Serviço Social e em Ciências Sociais e Políticas. De 1954 a 1958 prestou serviço como Técnica Auxiliar de Serviço Social. Em 1959-63 exerceu funções de Assistente Social em Sacavém e no Funchal. No ano de 1964 foi destacada para equipas técnicas, no apoio à população sinistrada do sismo ocorrido nos Açores e também para realização de um estudo sobre a população de um concelho de Idanha-a-Nova assolada por incêndios. Em 1972 foi nomeada Chefe de Divisão de Acolhimento, Informação e Orientação do Instituto da Familia e Ação Social. Em 1977 foi nomeada Presidente do Conselho Consultivo de Acolhimento. Em 1988-92 foi Vogal da Direção dos Serviços Sociais da Presidência do Conselho de Ministros. Em 1993 assumiu o cargo de Diretora Coordenadora dos Equipamentos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi Vogal da Direção da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. Até 2013 foi Presidente da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa para o Serviço Social e atualmente é Presidente da Assembleia Geral da Associação Infanta D.ª Mafalda. Entre as inúmeras atividades profissionais, textos publicados, comunicações em congressos e atividades como formadora, teve também diversos louvores nomeadamente no trabalho efetuado no Plano de Regresso de Portugueses residentes em Angola, atribuido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Dr.ª Glória de Matos na categoria “Arte e Espetáculo”

Iniciou a sua carreira de atriz em 1954. Juntamente com Fernando Amado fundou a Casa da Comédia, onde foi atriz residente e membro diretivo. Com a atribuição de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian diploma-se em Teatro na Bristol Old Vic Theatre School, no Reino Unido. Em 1968 ingressa na Companhia Portuguesa de Comediantes e em 1969 está na companhia do Teatro Nacional D. Maria II. Em 1972 recebe da Secretaria de Estado da Informação e Turismo e da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, o prémio de melhor atriz, pela interpretação em “Quem tem medo de Virginia Woolf”. No cinema salienta-se a colaboração com o realizador Manoel de Oliveira, tendo participado em “Francisca” (1980), “Vale Abraão” (1993), “O Quinto Império – ontem como hoje” (2004), “Singularidades de uma rapariga loira” (2009), entre outros. Em 1971-75 foi Professora da Escola de Teatro do Conservatório Nacional e em 1980-99 foi Professora da mesma Escola, agora com a designação de Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi conselheira de programação por 3 anos, e orientadora do Centro de Formação da RTP por 12 anos. Em 1990-92 foi assessora da Secretaria de Estado da Cultura. Em 1991-94 foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Entre 1994 e 1998 foi assessora do Instituto de Artes Cénicas. Em 2006 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Professor Doutor Levi Ribeiro Guerra na categoria “Ciência e Investigação”

Médico, Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e reformado de Diretor de Serviço do Hospital de São João, especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Ordem dos Médicos. Em 1988-91 foi Diretor do Hospital de São João e também foi fundador e Diretor dos Serviços de Nefrologia do Hospital de Santo António (1974-75) e do Hospital de São João (1993-2000). Abriu diversos Centros Renais e de Diálise na região Norte do País. Foi eleito para os títulos de “fellow” do American College of Physicians e sócio honorário da Sociedade Brasileira de Medicina, da Sociedade Portuguesa de Medicina e da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Pertencendo também a outras Sociedades Científicas: espanhola, francesa, europeia e norte americana. Em 1997 fundou o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto, sendo Presidente da Direção dessa Instituição. Em resultado do seu papel fundador e divulgador da diálise renal no Norte e Centro de Portugal, recebe o Prémio Nacional de Saúde 2013. Publicou centenas de artigos científicos em revistas e outros artigos de divulgação humanística, proferiu inúmeras conferências e esteve presente em múltiplos Congressos. A par da intensa atividade profissional, tem também um percurso artístico, com 21 exposições individuais de Pintura e 2 livros de Poesia publicados.

Dr. Pedro António Pestana de Vasconcelos na categoria “Política e Cidadania”

Licenciado em Direito, vem exercendo advocacia desde 1950. Fez parte do grupo de fundadores do CDS-Centro Democrático Social, tendo exercido diversas funções dentro do Partido. Em 1975 foi fundador do Instituto da Democracia e Liberdade, atualmente Instituto Amaro da Costa. Em 1976 foi membro da Assembleia Municipal de Lisboa. Foi eleito Deputado nas eleições legislativas de 1979 e 1980. Em 1988 cessou a sua atividade partidária. Relativamente à sua carreira profissional, foi Diretor Geral da Associação Industrial Portuguesa (1971-78), Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1980-83), Presidente do Conselho Superior de Ação Social (1984-91), Vogal do Conselho de Gerência da RTP (1985-88), Presidente do Fundo do Turismo (1989-94), Presidente do Instituto de Promoção Turística (1991-93), entre outras funções. Atualmente é Membro da Mesa Administrativa e Irmão-Provedor da Irmandade da Misericórdia de São Roque de Lisboa.

Enf.ª Maria Luiza de Sousa Gomes Pedro na categoria “Ética e Saúde”

Tem o Bacharelato em Enfermagem e tem diferentes cursos de Enfermagem Complementar. Foi Enfermeira no Instituto Português de Oncologia e Professora dos Cursos de Auxiliar de Enfermagem do mesmo Instituto. Durante 26 anos foi Diretora Técnica do Lar de Santa Clara, acumulando funções em 1974-79 como Diretora Técnica da Casa de Repouso de Cascais e em 1979-83 como Diretora Técnica do Centro de Dia e Convívio Álvaro de Sousa. Participou como conferencista em diversos Congressos, Fóruns e Encontros. Também participou em Programas de Televisão ensinando cuidados básicos de higiene à população e cuidados a idosos. Desde 1981 que participa em várias atividades de formação organizadas pela FITI-Federação das Instituições de Terceira Idade. Tem mais de 3 mil horas na atividade como formadora em diversas Instituições. Participou em vários júris de avaliação curricular e orientou vários estágios de alunos de Enfermagem, Serviço Social, entre outros. Produziu diversos trabalhos como o “Guia de acolhimento para idosos em Instituição” e publicou artigos em revistas como “Cuidados gerais de enfermagem no envelhecimento”. A nível de voluntariado é sócia fundadora e voluntária da Delegação de Sintra da Associação Coração Amarelo.

Dr. Vicente Borges de Sousa na categoria “Família e Comunidade”

Presidente do Conselho de Administração da empresa A. C. Cybron, empresa de cariz familiar, e nela desde sempre desempenha atividade profissional. A sua sensibilidade social é pautada por uma cooperação estreita com os trabalhadores da empresa, demonstrada pela distribuição dos lucros de cada exercício por estes. Ligado ao negócio do gás foi agente ativo e defensor da criação da primeira estação de enchimento de gás em S. Miguel, Açores, constituindo-se então uma sociedade de raiz para esse fim. Pertence a várias organizações sociais, desenvolvendo ações de apoio a pessoas carenciadas, por exemplo na área da educação através da atribuição de bolsas de estudo. É uma personalidade com grande atividade, humilde, integro, com um enorme sentido de humor e Açoriano convicto.

Apresentação dos galardoados feita pelo Dr. Wolfgang Gruner, da Vice-Presidente da Direção da APP, na cerimónia de entrega do Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, 2015.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP

Outubro de 2015

 

_DSC7625

_DSC7636

_DSC7637

 

_DSC7618

_DSC7607

_DSC7622

_DSC7654

_DSC7660

_DSC7673

_DSC7683

_DSC7696

_DSC7695

_DSC7715

_DSC7743

_DSC7750

_DSC7775

_DSC7780

_DSC7786

_DSC7797

_DSC7804

_DSC7815

_DSC7822

_DSC7833

_DSC7538

_DSC7545

_DSC7552

_DSC7571

_DSC7574

_DSC7865

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.